quinta-feira, 26 de junho de 2014

AULA 10: SEGUNDA AULA PRÁTICA.

Iniciamos a aula apresentando a proposta que levamos de uma atividade para realizar com a Dos Anjos, a atividade escolhida foi Colagem, a partir do contato que tivemos com ela percebemos que é uma senhora bem infantilizada, vaidosa e comunicativa, analisamos e fizemos a proposta dessa atividade para que conhecêssemos mais subjetivamente, os desejos, as preferências diante de muitas opções, separamos várias revistas e colocamos diante dela, que foi folheando as revistas e ao final foram escolhidas duas imagens para se colar, uma do cantor Roberto Carlos e um desenho animado, durante o processo de realização da atividade ela nos contou que estava no processo de alfabetização, diante disso unimos algo que estava muito presente no cotidiano dela naquele momento, e separamos as vogais, ela identificava nas revista colocava e depois nos dizia qual era aquela letra, foi uma prática muito calma e conseguimos chegar aos objetivos propostos.
Após o término na aula a terapeuta ocupacional do lar junto com a professora nos comunicaram que haveria uma festa junina para as idosas, e que nós poderíamos na próxima aula elaborar atividades que ajudassem na confecção dos jogos, decoração da festa. Fiquei extremamente animada em poder ajudar, confeccionar materiais para um momento tão importante para elas.

  • ANALISE DA ATIVIDADE:

Nome da atividade: Colagem
1 – Descrição:
  1. Faixa Etária: a partir dos 7 anos;
  2. Etapas: Perguntar ao paciente algo que gosta de fazer e sente falta; separar os materiais necessários; adequar o ambiente para realização da atividade; instruir o paciente para utilizar os materiais disponibilizados para realizar a colagem de acordo com o que relatarem; auxiliar o paciente na colagem.
  3. Duração: 10-40 minutos, variando de acordo com o quadro clínico do paciente.
2 – Objetivos terapêuticos: estimular a criatividade e o processamento sensorial; trabalhar a memória; suscitar emoções; aprimorar coordenação motora grossa e fina dos MMSS; refinar preensões manuais (trípode; polpa polpa).
3 – Componente sensório-motor: Tátil; propriocepção; visual; auditivo; estereognosia; cinestesia; posição no espaço.
4 – Componentes neuromusculo-esqueléticos: Amplitude de movimento dos MMSS.
5 – Componentes motores: Coordenação motora grossa e fina; cruzamento da linha média; controle motor.
6 – Componentes cognitivos: Nível de estimulação; orientação; atenção; memória; formação de conceitos; tolerância.
7 – Componentes psicossociais e psicológicos: Valores; interesses; autoconceito; auto expressão; auto controle.
8 – Aspectos ambientais: Ambiente com boa iluminação; superfície de apoio variável de acordo com a posição do paciente. Materiais: Papel, cola branca, cola de tecido, cola quente, milho de pipoca, colheres de sobremesa de plástico, barbante, retalhos de tecido, TNT, algodão, missangas e papel crepom.
9 – Segurança e risco: Frustração; intoxicação; angustia; engasgar.
10 – Graduação e adaptação: Utilizar materiais menores; mais materiais; uma colagem maior; mais detalhada.




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