quinta-feira, 26 de junho de 2014

AULA 09: INÍCIO DAS PRÁTICAS.



A turma foi dividida em 3 subgrupos, e cada grupo foi realizar as práticas em algum serviço, eu fiquei no lar dos velhinhos, é um lar onde só moram senhoras, com diversos acometimentos patológicos algumas mais graves que usam cadeira de rodas, e outras totalmente ativas sem necessidade de nenhum dispositivo de auxílio. Na primeira aula conhecemos a terapeuta ocupacional da instituição que nos recebeu de forma muita aberta e receptiva, ela nos levou para conhecer a rotina matinal do lar, e conversando com algumas das senhoras conhecemos a dona Maria dos Anjos, imediatamento nos recebeu com muito carinho e entusiasmada para mostrar o cachecol que estava confeccionando, fomos ate a varando onde elas ficam sentadas e geralmente realizam as atividades das sessões, a dona Dos Anjos como gosta de ser chamada estava finalizando um cachecol no tear, sentamos ao lado dela e começamos a conversar sobre a rotina dela na instituição, o que gosta de fazer, os horários da alimentação, higiene pessoal, missas são bem definidos, mas durante o período da tarde elas ficam mais livres. Após a análise sentamos com a professora Ana Rita que estava acompanhando as nossas práticas e conversamos um pouco sobre a nossa paciente, a professora pediu para que fizéssemos análise da atividade que a Dos Anjos estava realizando e levássemos na próxima aula outra proposta de atividade para ser realizada.

MINHA VISÃO SOBRE A AULA: Particularmente tenho muita dificuldade em lidar com pessoas idosas, tenho uma grande empatia mas tenho um comportamento tendencioso a infantilizar, ter pena principalmente de idosos que moram em lares, mas com a Dos Anjos foi diferente, elas nos acolheu de uma forma tão carinhosa que consegui polir meu comportamento e analisar as demandas, o que ela precisava de mim enquanto terapeuta ocupacional.
ANÁLISE DA ATIVIDADE – Maria dos Anjos 02/06/2014

Cachecol no tear
  1. Descrição (etapas e recursos):
  1. Recursos: Novelo de Lã, agulha de crochê nº 00, régua de 30 cm e tear de pregos;
  2. Etapas: Cortas vários pedaços de lã medida com a régua, esses pedaços será para a confecção das franjas. Dobre o fio cortado ao meio emparelhe as pontas e faça um nó na ponta. Assim formará duas cabecinhas, posicione cada cabecinha em um prego de cada lado. No último cordão colocar a ponta do novelo junto com a franja. Começar a confecção realizando um zig-zag sempre pulando um prego, chegando no ultimo prego volte cobrindo os pregos que foram alternados. Feito isso pegue a agulha e tire no prego a orelhinha de baixo de cada prego e vai puxar para cima de cada prego, fazendo isso com todos os pregos. Repita o processo do zig-zag, continuar o processo ate o tamanho que desejar. No final realizar o mesmo processo com as franjas para finalizar.


  1. Objetivos: Trabalhar atenção, concentração e colaborar na geração de renda.


  1. Aspectos Ambientais (físico, social e cultural): Recomenda-se ambiente arejado, cadeira com encosto confortável. A atividade leva a uma interação com a terapeuta ocupacional que estará orientando a idosa e com outras idosas que deseja aprender a confeccionar o cachecol. A idosa poderá também vender o mesmo.


  1. Segurança e Risco: Tomar cuidado com pregos, pois esses podem furar a idosa.




  1. Componente Sensorial: A atividade trabalhará o tátil devido a textura da lã, propriocepção observada na posição dos MMSS e força exercida para a realização da atividade, vestibular devido a sua postura para realizar a atividade, auditivo pra ouvir as orientações, olfatório, estereognosia para a percepção da lã, pregos e agulha, cinestesia percepção da atividade muscular e dos estímulos, resposta à dor caso haja algum incidente, esquema corporal, discriminação de D e E, constância da forma.

  1. Componente Neuro-Músculo-Esquelético: reflexos, ADM, tônus muscular, força, resistência, alinhamento postural.

  1. Componente Motor: Coordenação motora fina, lateralidade, preensões manuais, cruzamento à linha média, integração bilateral, práxis a própria atividade prática orientada e para determinado fim, controle motor.

  1. Aspectos Psíquicos: Resistência à frustração caso não consiga terminar o produto ou as dificuldades que sujam ao longo do processo, auto-estima, emocionais no caso de se sentir útil e competente.

  1. Aspectos Cognitivos: Memória, atenção/concentração, sequenciamento, limite e tolerância.


  1. Adaptação e Graduação: Mudar a cor, espessura ou modelo da lã, mudar o ponto do cachecol.

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