O processo de
obter e interpretar dados necessários à intervenção. Isto inclui o planejamento
e a documentação do processo de avaliação e resultados
(AOTA, 2005, p.663).
Perfil Ocupacional: Passo inicial no
processo de avaliação que fornece uma compreensão das experiências e histórias
ocupacionais do cliente, padrões de vida diária, interesses, valores e
necessidades. Os problemas e preocupações do cliente sobre o desempenho em
ocupações e atividades de vida diária são identificados e as prioridades do
cliente são determinadas. Um perfil ocupacional é definido como um sumário de
informações que descreve experiências e história ocupacional do cliente,
padrões de vida diária, interesses, valores e necessidades.
O objetivo maior da avaliação no contexto
hospitalar: Identificar o sujeito e elencar a demanda prioritária.
IDENTIFICAR:
ü
Quem
é o cliente?
ü
Por
que o cliente está procurando o serviço?
ü
Quais
as ocupações e atividades são bem sucedidas ou estão causando problemas?
ü
Quais
contextos e ambientes apoiam ou inibem os resultados desejados?
ü
Qual
é a história ocupacional do cliente?
ü
Quais
são as prioridades do cliente e os resultados desejados?
Análise do Desempenho
Ocupacional: Passo
no processo de avaliação durante o qual as habilidades, problemas ou problemas
potenciais do cliente são mais especificadamente identificados. O desempenho
real é frequentemente observado no contexto para identificar o que apoia o
desempenho e o que o impede. As habilidades de desempenho, padrões de
desempenho, contexto ou contextos, as demandas da atividade e os fatores do
cliente são todos considerados, mas somente os aspectos selecionados devem ser
avaliados em específico. Resultados almejados são identificados.
O desempenho
ocupacional é a realização da ocupação selecionada, resultante da transação
dinâmica entre cliente, contexto e ambiente e a atividade.
ü
Múltiplos
métodos frequentemente são usados durante o processo de avaliação para avaliar
o cliente, o contexto, a ocupação ou atividade e o desempenho ocupacional.
ü
Os
métodos podem incluir uma entrevista com o cliente e outras pessoas
significativas, observação do desempenho e do contexto, registro da revisão e o
direcionamento da avaliação para aspectos específicos do desempenho. Os
instrumentos de avaliação formais e informais, estruturados e não estruturados,
com critérios padronizados ou normativo-referenciados, podem ser usados.
ü
Avaliações
padronizadas são preferidas, quando apropriado, para fornecer dados objetivos
sobre vários aspectos do domínio que influenciam o envolvimento e o desempenho.
Processo de avaliação: começa com uma
avaliação conduzida pelo terapeuta ocupacional e é centrada nas descobertas
sobre o que o cliente deseja e precisa fazer, determinando o que o cliente pode
fazer e como o tem feito, e identificando aqueles fatores que agem como apoio
ou barreiras para saúde e participação. A avaliação frequentemente ocorre
formalmente ou informalmente durante toda interação com o cliente. O tipo e foco da avaliação diferem,
dependendo do setting terapêutico da prática. percepção do cliente do sucesso
em envolver-se com as ocupações desejadas é vital para qualquer avaliação dos
resultados. Como uma forma de comparação e em colaboração com o cliente, o
terapeuta ocupacional pode revisar o perfil ocupacional para avaliar mudança.
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