segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

AULA: AVALIAÇÃO

O processo de obter e interpretar dados necessários à intervenção. Isto inclui o planejamento e a documentação do processo de avaliação e resultados
(AOTA, 2005, p.663).
Perfil Ocupacional: Passo inicial no processo de avaliação que fornece uma compreensão das experiências e histórias ocupacionais do cliente, padrões de vida diária, interesses, valores e necessidades. Os problemas e preocupações do cliente sobre o desempenho em ocupações e atividades de vida diária são identificados e as prioridades do cliente são determinadas. Um perfil ocupacional é definido como um sumário de informações que descreve experiências e história ocupacional do cliente, padrões de vida diária, interesses, valores e necessidades.
             O objetivo maior da avaliação no contexto hospitalar: Identificar o sujeito e elencar a demanda prioritária.
IDENTIFICAR:
ü  Quem é o cliente?
ü  Por que o cliente está procurando o serviço?
ü  Quais as ocupações e atividades são bem sucedidas ou estão causando problemas?
ü  Quais contextos e ambientes apoiam ou inibem os resultados desejados?
ü  Qual é a história ocupacional do cliente?
ü  Quais são as prioridades do cliente e os resultados desejados?

Análise do Desempenho Ocupacional: Passo no processo de avaliação durante o qual as habilidades, problemas ou problemas potenciais do cliente são mais especificadamente identificados. O desempenho real é frequentemente observado no contexto para identificar o que apoia o desempenho e o que o impede. As habilidades de desempenho, padrões de desempenho, contexto ou contextos, as demandas da atividade e os fatores do cliente são todos considerados, mas somente os aspectos selecionados devem ser avaliados em específico. Resultados almejados são identificados.
O desempenho ocupacional é a realização da ocupação selecionada, resultante da transação dinâmica entre cliente, contexto e ambiente e a atividade.
ü  Múltiplos métodos frequentemente são usados durante o processo de avaliação para avaliar o cliente, o contexto, a ocupação ou atividade e o desempenho ocupacional.
ü  Os métodos podem incluir uma entrevista com o cliente e outras pessoas significativas, observação do desempenho e do contexto, registro da revisão e o direcionamento da avaliação para aspectos específicos do desempenho. Os instrumentos de avaliação formais e informais, estruturados e não estruturados, com critérios padronizados ou normativo-referenciados, podem ser usados.
ü  Avaliações padronizadas são preferidas, quando apropriado, para fornecer dados objetivos sobre vários aspectos do domínio que influenciam o envolvimento e o desempenho.

Processo de avaliação: começa com uma avaliação conduzida pelo terapeuta ocupacional e é centrada nas descobertas sobre o que o cliente deseja e precisa fazer, determinando o que o cliente pode fazer e como o tem feito, e identificando aqueles fatores que agem como apoio ou barreiras para saúde e participação. A avaliação frequentemente ocorre formalmente ou informalmente durante toda interação com o  cliente. O tipo e foco da avaliação diferem, dependendo do setting terapêutico da prática. percepção do cliente do sucesso em envolver-se com as ocupações desejadas é vital para qualquer avaliação dos resultados. Como uma forma de comparação e em colaboração com o cliente, o terapeuta ocupacional pode revisar o perfil ocupacional para avaliar mudança.

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